segunda-feira, 15 de junho de 2009

Filmes para um final de semana

Fim de semana prolongado...
voltando para a cidade natal...
velhos amigos, velha cidade, nada para fazer e...filmes.

No ultimo fim de semana, deu pra assistir alguns filmes:
- Adeus Lênin!
- Um Dia de cão
- Nacho Libre
- A Troca
- O Lutador
- The Visitor
- Persepolis

Enfim, vamos comentar um pouco a respeito, um pouco mesmo. Não vou fazer uma sinopse para cada um. As que você pode achar no google são muito mais fáceis de entender e, muito provavelmente, melhores do que as que eu poderia fazer, acredito eu.

"Adeus Lênin!" é um filme que eu nunca consegui assistir inteiro. Talvez, já tenha tentado umas três ou quatro vezes assisti-lo por inteiro, mas só agora consegui. Um filme interessante, mas, como muitos dos filmes alemães, o longa apresenta uma trajetória sem muitos altos e baixos: uma linearidade em que não há tantos conflitos e faz com que o filme pareça um pouco monótono. Mesmo com esse estilo um tanto diferente, o filme não deixa de ser bom. Uma boa ajuda para aqueles que querem saber mais de História para passar no vestibular.

"Um dia de cão" é um filme antigo, um tanto chato. O diretor parece que tenta estender uma narrativa que não possui tanta emoção, enchendo-a de linguiça. Uma história estranha, mas verídica. Não gostei muito, mas algo que chamou-me a atenção é a atuação do protagonista que é interpretado por Al Pacino (na época, deveria ter seus 30 e poucos anos, o que torna o filme algo desvinculado do que vemos hoje).

"Nacho Libre" é a terceira vez que eu assisto. A atuação de Jack Black é interessante, da mesma forma que assim o foi em "Escola de Rock". Muitos o consideram chato e sem graça, mas o filme é agradável. O longa não segue aquela linha de comédias que apresentam drogas, sexo e palavras toscas para ser algo divertido. Muito pelo contrário, é uma história quase que infantil, mas muito interessante. Recomendo, apesar de meus amigos terem criticado muito.

"A Troca" é mais um filme de Clint Eastwood, cheio de emoção e tensão. Para aqueles que gostam da Angelina Jolie como "Tomb Raider", podem ir tirando o cavalinho da chuva. Ela interpreta uma mãe que perde seu filho e passa a procurá-lo com a esperança de achá-lo vivo. Não vou negar, em muitas partes do filme, eu a via e pensava "Como Angelina Jolie sem ser Tomb Raider é tosca". Sua atuação é mais interessante que os ultimos filmes que eu assisti("O Procurado", "Tomb Raider"), mas não chega a ser espetacular. De outra forma, entretanto, Clint Eastwood apresenta um longa que chama a atenção e que, na minha opinião, é bem melhor do que "Gran Torino". Não sei se não gostei da sua direção em "Gran Torino" ou de sua atuação. Deixando um pouco de lado isso, insisto: recomendo "A Troca" para suas férias.

"O Lutador" é mais um filme de Darren Aronofsky. O diretor parece ter perdido um pouco de suas marcas nos ultimos filmes, "O Lutador" e "Fonte da Vida", mas não há de se negar que "O Lutador" é um bom filme. Recomendo, mas antes de assisti-lo, dêem uma olhada em "Pi", "Requiem para um Sonho" e "Fonte da vida". "Pi" é um típico filme que todos consideram "cult": o filme termina, você pensa e percebe que não entendeu nada, mas lembrem-se que uma pensadinha ajuda de vez em quando. A respeito de "Requiem para um sonho" e "Fonte da vida", não há o que comentar.Assistam. Muito bom.

"The visitor" é um filme que faz você pensar na vida, mas não é muito bom. Uma história simples, até mesmo previsível. Talvez, seja bom assisti-lo pensando em Sessão da Tarde, mas nada além disso.

"Persepólis" é uma auto-biografia de Marjane Satrapi. Uma animação. Dentre todos os filmes que assisti nesses tempos, acredito que este seja o que mais chamou me a atenção. Fotografia perfeita. Animação muito bem trabalhada. Narrativa muito bem elaborada. Recomendo, recomendo mesmo.

Espero que ajude nos dias de chuva...

2 comentários:

  1. e assim a gente vai treinando para os nossos futuros posts no nosso futuro blog. uHEUheuehUhe. vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  2. "Uma boa ajuda para aqueles que querem saber mais de História para passar no vestibular" - poi é, eu vi. ahHAHha

    e olhaa, altas sinopse de filmes! :D
    vou ver se vejo algum deles nas férias! thank's Déh!

    beijos ;*

    ResponderExcluir