terça-feira, 24 de março de 2009

Resenha - "O que é Ideologia?" (Marilena Chauí)

A submissão de um trabalhador ao seu patrão sempre foi aceito como parte dos resquícios da história, mas poucos se perguntaram o porquê desse panorama. Alguns pensam uma coisa, outros em outra. Para Marilena Chauí, essa problemática só poderia ser explicada citando-se uma palavra: Ideologia. E para isso, tornou-se necessário escrever o livro “O que é ideologia?” comentando a respeito do que levou os diferentes tipos de ideologias a se transformarem durante o percurso da história.

O livro é da editora Brasiliense, divide-se em cinco capítulos. O primeiro faz referência ao por que do livro estudar o tema “Ideologia”. Os outros acabam comentando um por um a respeito de dado momento da história e da visão dos seus filósofos em relação ao chamado ideologia. As suas páginas se iniciam com os gregos e terminam no século XX, analisando as transformações que trouxeram conseqüências para o mundo moderno. O livro, entretanto, não rodeia apenas esses extremos, mas faz referencia à época de Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.

A ideologia começa a se mostrar presente com Aristóteles e sua teoria das quatro causas. Para ele, todo e qualquer aspecto da realidade tinha um motivo. As causas, entretanto, segundo a teoria da causalidade, não tinham o mesmo valor, mas eram hierarquizadas. A causa motriz (ou eficiente) que fazia referencia ao fabricar humano, responsável por transformar uma matéria prima em manufatura, era a menos valiosa. Ao contrário desta, a causa final, ou seja, o motivo ou finalidade de alguma coisa era a mais importante. Devido essa teoria, a mente do homem começou a analisar a sua realidade através dela e, assim, iniciou-se a formulação de uma ideologia que acreditava que os escravos da época seriam a causa motriz e os seus senhores, a final.

Depois de Aristóteles, Augusto Comte se encarregou de ampliar a visão de o que era ideologia. Para Comte, a humanidade tende a passar por três fases: a fase fetichista ou teológica em que o homem explica a realidade por meio do mover divino; a fase metafísica em que o homem explica a realidade através de princípios gerais e abstratos; e a fase positiva ou cientifica em que o homem contempla a realidade, a analisa, formula leis gerais e cria uma ciência social que servirá de base para o comportamento individual e coletivo. Cada uma dessas explicações para os fenômenos naturais e humanos compõe uma teoria, ou melhor, uma ideologia.

Logo após Comte, o livro começa a explicar Karl Marx e a sua visão em relação à existência da ideologia nas diferentes sociedades. Marx acredita que a ideologia se utiliza de inúmeros meios para alienar o povo, como por exemplo, através do Estado. Para o povo, este seria a representação do interesse geral, mas, na verdade, ele é a expressão das vontades e interesses da classe dominante da sociedade. Outro exemplo de ideologia seria apresentar a sociedade civil como um indivíduo coletivo, pois através disso ocultaria a realidade da sociedade que é comprimida pela luta de classes.

A ideologia durante toda a historia serviu de instrumento de dominação, mascarando a realidade social e ocultando a verdade dos dominados. A ideologia serve para legitimar a dominação econômica, social e política. O seu papel é criar na mente das pessoas uma idéia de que todo fenômeno que acontece no mundo é algo natural e que não existe uma razão lógica para isso.

O livro chega ser um pouco enfadonho por repetir várias vezes um mesmo tema, mas se mostra cheio de conteúdo ao explicar uma por uma as fases da historia e suas ideologias. “O que é ideologia” ensina o real significado da ideologia ao leitor e apresenta o assunto de maneira organizada e entendível. A distribuição que a autora faz de capítulos torna a leitura uma leitura fácil e objetiva. Marilena Chauí buscou apresentar no livro as diversas formas com que os dominantes se utilizam para exercer seu poder de dominação.

Marilena Chauí é professora de História da Filosofia e de Filosofia Política da Universidade de São Paulo, autora de mais de dez livros. Fez parte da política, sendo secretária Municipal de Cultura de São Paulo no governo de Luiza Erundina (1989-1992). Tem bastante influência sobre o ramo da Filosofia, sendo presidente da Associação de Estudos Filosóficos do Século XVII. Seus livros revelam temas principalmente filosóficos, como ideologia, ética, senso comum, mitos e outros fatores influentes na vida do homem.


(André Hiroshi Katayama, acadêmico do Curso de Comunicação Social da ESPM)

71 comentários:

  1. oooi? acho q te conheçoo hsohasiohasiohsosa
    noossa ficou bem boa sua resenha :D

    ResponderExcluir
  2. uia, resenha da facul ? massa!
    acho q já ouvi falar dela! oO'

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Oieee... Ficou muito boa essa resenha, e me ajudou mto... Obrigada =)

    ResponderExcluir
  4. é a resenha ta boa mas não precisa ficar criticando por ela trazer varios exemplos de ideologia, para quem não conhece o tema fica bem explicado, e talvez o leitor não se esqueça do que leu!!!!!
    Mas ta massa .... bjos

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer uma prova na faculdade sobre esse livro e lendo a resenha clareou um pouco.

    ResponderExcluir
  6. otima resenha;nossa como ficou legal.........

    ResponderExcluir
  7. amei a sua resenha ela me ajudou mt, eu stava perdida n encontrava o livro na biblioteca de faculdade, foi qndo tive a excelente ideia d procurar outro recursso. valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ootimaaaaaaaaaaaaaaaa............

    ResponderExcluir
  9. ótima resenha!!!!! tive um excelente resultado!!!!

    ResponderExcluir
  10. muito legal.........bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Que bom você ter lido esse livro, e ter feito
    essa ponte com a gente.Obrigaduuuuuuuuuuuu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Maravilha!É de estudantes assim que o Brasil precisa!

    ResponderExcluir
  13. vc foi bem clara nas suas colocãções.
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  14. num intindi o q ele falou...............

    ResponderExcluir
  15. sem essa resenha nao teria conseguido fazer meu trabalho.muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. valeu vai me ajudar em um trabalho ! ^^'

    ResponderExcluir
  17. muito bom para aquele que não gosta de ler muito. esta de parabéns

    ResponderExcluir
  18. muito boa a resenha! tava precisando esclarecer mesmo ! semináriooo sobre o livro ! O.o

    ResponderExcluir
  19. muito boa sua resenha..me ajudou demais..
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. obrigado sua resenha foi importante para nosso fichamento sobre "ideologia e aparelhos ideologicos de estado".....\o/

    ResponderExcluir
  21. muito bommm so asim consegui entender melhor o que e ideologia...roseli

    ResponderExcluir
  22. Li metade do livro e não consegui entender muita coisa, achei a linguagem um tanto complexa. Ao lêr essa resenha as páginas que li do livro foi-se esclarecendo. Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. muito bom asua resenha...

    ResponderExcluir
  24. EI SOU HENRIQUE, ESTUDANTE DE LETRAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MANAUS ( UFAM) MUITO LEGAL SUA RESENHA... QUERIA TE PEDIR UM FAVOR DARIA PARA VC MANDAR UM MODELO DE RESENHA BEM ESQUEMATIZADO SE NÃO FOR INCÔMODO.. TE AGRADECEREI (rique_lu28@hotmail.com) falowwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  25. Gilvanilde Gomes Andrade6 de junho de 2010 às 12:08

    Parabéns pelo conteúdo do livro, muito bom porém, um tanto complexo. deu-me ampla visão em assunto tão necessário, em nossa sociedade.

    Gilvanilde Andrade
    Feira de Santana, Bahia.

    ResponderExcluir
  26. ufa, até quem fins, achei a solução para meus problemas, lendo sua resenha, otima, agora vou tirar 10 na prova de Filosofia Juridica, valeus!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. valeu cara muito boa essa resenha usei na facu e tirei 10 kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. vlw! muito bom
    vai me ajudar muito
    pois meu professor é de outro planeta!!
    Marco Muniz
    vlw

    ResponderExcluir
  29. Adorei essa resenha, consegui entender o assunto em questão. obrigado bjsss

    ResponderExcluir
  30. O livro de Marilena Chaui - O que é ideologia, não tem nada de complexo. Estou no início da vida acadêmica e gostaria tanto que todos os livros que eu lêsse tivesse essa linguagem clara e objetiva. Impossível não enteder!! E sua resenha ficou muito bem colocada! Parabéns. Deus te abençoe com mais sabedoria ainda!

    ResponderExcluir
  31. Ficou ótimo sua resenha, entendi o livro depois que li a resenha

    ResponderExcluir
  32. Marly salvan....
    aoi. seus livros são muito bons. Ambos me ajudam a refletir sobre minhas aulas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. nossa estava precisando mesmo de uma resenha, ufa!
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Esse livro me ajudou muito a clarear tudo aquilo que eu já desconfiava. Gostaria que todos os professores da rede de ensino em geral trabalhasse com seus alunos."Agora estou desenvolvendo um trabalho com meus alunos do ensino medio."Valeu.

    ResponderExcluir
  35. Apenas corrija se possível!!
    O título do texto não é uma pergunta, e sim uma proposta de afirmação, equívoco muito comum quando se trabalham com o texto.
    ficou excelente!

    ResponderExcluir
  36. Muito bom seu trabalho! Me ajudou bastante! Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  37. dentre as pesquisas que fiz na net sobre o livro O que é ideologia, a sua foi a melhor. Vamos ver se vai me ajudar na avaliação que vou ter hoje sobre o assunto. Essa resenha é a melhor, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. este livro e realmente muito bom

    ResponderExcluir
  39. otima sua resenha me tirou de um sufoco li o livro e não entendi nada e li sua resenha a então compreendi..

    ResponderExcluir
  40. Parabéns...mto boa tua resenha.

    sucesso

    ResponderExcluir
  41. Olá, também somos estudantes do Curso de Comunicação,e pelo o que pudemos analisar, a sua resenha ficou bastante interessante. Gostaríamos que você fizesse parte do nosso blog.

    Atenciosamente, P.S.

    ResponderExcluir
  42. adoreisua resenha, comecei a ler o livro más tive um pouco de dificuldade para interpretar-lo com a sua resenha estou tendo mais facilidade, estou no primeiro semestre de direito e tá osso.rsrsrsrsr

    bjus bia

    ResponderExcluir
  43. Resenha muito boa! O livro realmente é um pouco enfadonho em algumas partes. Sua resenha parece sintetizar tal contexto muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  44. parabens, claro e objetivo! me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  45. embora todos ja tenham dito que sua resenha está boa e muito mais, realmente concordo com todos...foi de grande ajuda. flw

    ResponderExcluir
  46. Nossa! Você salvou meu trabalho de Filosofia!
    valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  47. tenho um seminário sobre esse assunto e sua resenha me ajudou muito, obrigado!

    ResponderExcluir
  48. Sua resenha me ajudou a perceber o quanto somos burros e influênciados pelo sistema economico egoista em que vivemos, melhor distribuição de renda já. Te amo muito André Hiroshi Katayama.S2. Vc mudou a minha vida.

    ResponderExcluir
  49. hahahaha não ajudou muito mas deu certo para entender um pouco

    ResponderExcluir
  50. parabéns pela resenha ficou claro a explicação

    ResponderExcluir
  51. Nossa consegui entender o que é ideologia. E a partir de agora sou fã da Marilena Cháui

    ResponderExcluir
  52. Entender ideologia estava meio complicado,mas através da sua resenha ficou mais fácil.obrigada

    ResponderExcluir
  53. Adorei porque ficou igualzinho a minha apostila, pelo menos não preciso digitar tudo, ver por aqui é mais rápido! ;D

    ResponderExcluir
  54. Obrigada, sua resenha me ajudou bastante em um trabalho!

    ResponderExcluir
  55. ainda nao li,mas quando concluir digo o que achei.mesmo assim parabens pelo sucesso!

    ResponderExcluir
  56. oi sou professora de portugues e metodologia em universidades..
    estou justamente aplicando essa matéria.
    Se vc fosse meu aluno concerteza iria tirar um 09..
    Parabéns fico boa.

    ResponderExcluir
  57. vlw cara, me ajudou estudar para minha prova! :) O interessante é que faço engenharia no caaso! hauahuahuah Abrass!

    ResponderExcluir
  58. Fera demais tua resenha! Ta de parabéns. Vai ajudar demais na prova amanhã. Bjs

    ResponderExcluir
  59. comer muito pastel de flango pra fazer isso

    ResponderExcluir